Última Atualização do Site: Segunda-feira, 25 Março 2024, 09:21h

Quinta-feira, 15 Dezembro 2022

Busto de W?ADYS?AW RADECKI – Monumento Lembrança pelos 100 Anos de Colonização Polonesa em Virmond

Você que passou ou irá passar pela Praça Mietislau Palinski nos próximos dias, irá notar que temos novidades em frente à Casa da Memória de Virmond, trata-se da instalação de um busto que retrata a imagem do “Pai da Colonização Polonesa em Virmond” – W?adys?aw Radecki (1889-1963), que também pode ser chamado de “Ladislau Radecki” na versão da língua portuguesa.
Busto é uma representação da parte superior de um corpo humano, incluindo o pescoço e a cabeça, são construídos para lembrar um momento especial e também para homenagear uma pessoa importante.
A obra artística foi executada pelo artista Rogeryo D. Ribeiro, de Curitiba, com acompanhamento e supervisão do pesquisador virmondense Geraldo Zapahowski, sendo o principal Monumento Lembrança pelos 100 Anos de Colonização Polonesa em Virmond (1921-2021).
Ano passado (2021), o município de Virmond completou o primeiro centenário de colonização polonesa na antiga fazenda “Amola Faca”, a qual era propriedade da família VIRMOND. W?adys?aw Radecki, foi o engenheiro agrimensor e administrador da colonização, já o primeiro Cônsul da Polônia em Curitiba, Kazimierz G?uchowski a “Alma do Empreendimento”, pois foi de G?uchowski que surgiu a ideia da criação de uma nova colônia polonesa, sendo escolhida a nossa localidade, que na época a região pertencia ao município de Guarapuava.
Devido à pandemia COVID-19, as comemorações do I Centenário de Colonização Polonesa em Virmond aconteceram de forma simples e com muitas restrições, mas a ideia e o projeto da construção do monumento lembrança em homenagem ao Radecki e também de certa forma a todos os colonizadores, começou a sair do papel e tornar-se realidade já o  início do ano 2021, quando o pesquisador Geraldo Zapahowski começou a buscar e pesquisar um artista para construir a obra do busto, sempre com apoio da administração da prefeitura municipal de Virmond, na pessoa do prefeito, Neimar Granoski e da Secretária Municipal de Educação e Cultura,  Estela Waczak Fedrecheski.
O artista Rogeryo, assumiu o trabalho de esculpir e transformar a obra do busto de Radecki com base em imagens antigas do arquivo familiar de W?adys?aw Radecki.
Com o resgate e preservação da história e memória dos colonizadores poloneses em Virmond, a administração do poder executivo municipal, o Núcleo da BRASPOL local, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, família RADECKI e todos os munícipes virmondenses prestarão homenagem de gratidão ao “Pai da Colonização Polonesa em Virmond” – W?adys?aw Radecki, deixando para as futuras gerações um lindo memorial em comemoração aos 100 Anos de Colonização Polonesa na Fazenda Amola Faca – Virmond.
O monumento lembrança será inaugurado solenemente após fixação da placa comemorativa na base do busto, cerimônia que deverá acontecer a partir de fevereiro de 2023.
Nas imagens temos os representantes do Grupo Folclórico Polonês "Mali Polacy" de Virmond, Maria Lidia Mierzva de Lirio e Lucas Gabriel Clak e representando as crianças de origem polonesa, Bernardo Cherpinski Machado e Maria Eloisa Fyderecheski.