Última Atualização do Site: Quinta-feira, 04 Abril 2024, 14:15h
 
NOTÍCIAS
Segunda-feira, 10 Setembro 2018
 
Secretaria de Saúde e Nasf de Virmond realizam o dia D de conscientização ao Setembro Amarelo
 
Durante o dia de hoje (10) a equipe do Nasf visitou espaços públicos e comércio local. O objetivo é de orientar quanto a prevenção do suicídio.

#conheça mais sobre a origem da campanha Setembro Amarelo:

Se outubro é o mês pela prevenção do câncer de mama, representado pela cor rosa, e novembro é pela prevenção de doenças masculinas, com a cor azul, em Setembro adotamos o Amarelo para colorir o movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.

Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga e ela imagina? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), há duas ou três décadas, eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.

Por essa razão, o CVV – Centro de Valorização da Vida, uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, está engajada e promovendo atividades neste movimento iniciado há dois anos no Brasil, chamado Setembro Amarelo. A ideia é divulgar a causa intensamente durante o mês, já que no dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, tendo como parte fundamental a iluminação ou coloração de amarelo de locais, construções ou monumentos e, ainda, a colocação de laços amarelos nas fachadas de prédios públicos e privados para lembrarmos que devemos, sim, falar sobre a prevenção do suicídio.

Fonte: https://www.cvv.org.br/…/movimento-mundial-setembro-amarel…/
VEJA TAMBÉM

27/03/2023

     

16/02/2023

     

01/02/2023

     

01/12/2022

     
AVISOS
Nenhum aviso publicado.
SERVIÇOS
   
Prefeitura de Virmond - Estado do Paraná
AV. XV de Novembro, 608, Centro
Telefone: (42) 3618-1122
Horário de Atendimento: 7h30 às 11h30 / 13h às 17h
Venha nos fazer uma visita,
estamos de portas abertas para você!