Quinta-feira, 09 Agosto 2018

Virmond recebe grupo folclórico de canto e dança “Pilsko” da Polônia

No dia 17 de agosto o município de Virmond terá a honra de receber pela primeira vez em sua história um grupo folclórico da Polônia e também a maior delegação polonesa (40 integrantes) a visitar a cidade, que em 2021 completará 100 anos de colonização polonesa.
Trata-se do Grupo Folclórico Regional de Canto e Dança “Pilsko” da cidade de ?ywiec, que irá se apresentar em várias cidades do Estado do Paraná e nas cidades do Rio de Janeiro – RJ e Papanduva – SC, entre os dias 9 a 26 de agosto, quando fechará as apresentações na festa em louvor a Nossa Senhora de Cz?stochowa, no Memorial da Imigração Polonesa em Curitiba – Parque São João Paulo II.
O objetivo da visita e apresentação do grupo é em comemoração aos 100 anos da recuperação da independência pela Polônia (1918 – 2018) e 60º aniversário de trabalho dos sacerdotes da Sociedade de Cristo na América do Sul, congregação religiosa que também trabalha na Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Claro em Virmond desde o ano de 1993, sendo já 25 anos dos padres em nossa comunidade. Dentro da região pertencente à Diocese de Guarapuava - PR, somente Virmond e Quedas do Iguaçu tem sacerdotes dessa congregação à frente da igreja e paróquia. Por este motivo serão as duas cidades a receber a visita do grupo da Polônia.
O grupo folclórico se apresentará em Virmond no Auditório Municipal, às 19 horas, com melodias alegres, danças e trajes típicos de diversas regiões da Polônia. O Grupo Folclórico Polonês de Virmond “Mali Polacy” fará a abertura da memorável apresentação.
O evento é uma promoção da Congregação Sociedade de Cristo no Brasil, com apoio da Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Claro de Virmond, Prefeitura Municipal de Virmond e Núcleo da BRASPOL local.
Abaixo programação completa das apresentações do grupo folclórico de canto e dança polonesa PILSKO nos dias que ficarão no Brasil:
09 de agosto – Rio de Janeiro – RJ
11 de agosto – Balsa Nova – PR