Última Atualização do Site: Sexta-feira, 14 Dezembro 2018, 09:34h

Terça-feira, 07 Agosto 2018

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente lança cartilha educativa

Umas das principais preocupações da Secretaria de Agricultura é quanto ao cuidado e a preservação do Meio Ambiente com o foco no descarte e separação correta do lixo

Para o diretor do departamento de Meio Ambiente, Eliandro Pilarski, a cartilha é um manual da forma correta da separação e descarte do lixo que produzimos. “Além de orientar à população, busca levar o conhecimento às crianças e adolescentes na Rede Municipal e Estadual de Ensino. Sabemos que o futuro da qualidade de vida e saúde da população depende de nós, e se cada um fazer o que é correto, iremos contribuir com a nossa saúde e das futuras gerações”, declarou.

Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vilson Buskevicz, um grande problema que se arrastava por vários mandatos no município, recentemente foi resolvido, o antigo aterro sanitário (lixão) a partir de agora deixa de existir. “Pois com a conscientização e separação correta do lixo pela população, praticamente 80% poderá ser reaproveitado por meio da coleta seletiva, enviando apenas para fora do município àquilo que não tem valia para a associação de recicláveis”, afirmou.

O município de Virmond passa por transformação no que envolve a coleta seletiva. Recentemente o Governo Municipal conquistou um caminhão coletor 0 km destinado aos recicláveis, e aguarda o repasse de mais R$ 250 mil que será destinado à compra de equipamentos para à Associação de Coletores, na qual contempla uma prensa, uma esteira, equipamentos de seguranças e um espaço apropriado para a realização do trabalho.

“Já criamos a associação, capacitamos e distribuímos os equipamentos de segurança, adquirimos o caminhão coletor e o próximo passo é ceder um barracão para o uso e instalação dos equipamentos. O trabalho manual em recolher na rua o material reciclável deixará de existir, pois será entregue dentro do barracão, proporcionando mais qualidade de vida e segurança no trabalho para os coletores de recicláveis”, finalizou o prefeito Neimar Granoski.